É muito comum ouvirmos falar da situação de crise no Brasil para alguns setores, para outros isso já não se aplica tanto. Independente do segmento que você atua, principalmente se trabalha por conta própria, sendo um pequeno empreendedor de prestação de serviços o mercado continua muito aquecido. Mas se você continua utilizando as mesmas táticas para conseguir clientes e não está tendo retorno, é hora de movimentar o seu networking.

Mas o que é Networking? Resumindo, é a sua rede de contatos. Que inclui, clientes, ex clientes, parentes, amigos de escola, vizinhos e familiares. Dependendo do tipo de serviço que você está oferecendo, às vezes, muito próximo a você tem alguém que necessita ou está buscando um serviço parecido com o seu, e muitas vezes não sabe que você pode oferecer o que ele precisa, porque geralmente você não divulga o que faz para essas pessoas.

Então a ideia de movimentar o networking é agir! Nas suas redes sociais você pode fazer vídeos e postagens explicando com o que e como você trabalha, quais são os seus diferenciais. Envie emails com conteúdo para amigos, parceiros, parentes para que eles também possam repercutir na rede de contatos deles e gerar de indicações. Esteja disposto a fortalecer e ampliar seus contatos profissionais por estar em espaços de trabalho compartilhados; e participar de eventos, palestras e encontros que sejam relevantes para o seu negócio.

Crie programas de indicação para que já é seu cliente, como descontos e promoções em serviços. E por último e não menos importante, seja prestativo. Ajude seus contatos com coisas que eles precisem, indique serviços de outros amigos, surpreenda-os. Você com certeza se sairá bem se estiver bem ativo com o seu networking.