Acesso ao Crédito para MPES

Quando você é uma Pequena ou média Empresa e precisa conseguir crédito, é bom se preparar para lidar com burocracia. Segundo a Agência Brasil, no ano de 2019, apenas 15% das empresas que fizeram o pedido, conseguiram obter.

Com a pandemia, os bancos garantem ter aumentado a oferta, mas o consenso geral é que existe dinheiro na praça, porém sobra burocracia. A taxa de sucesso das operações nos bancos públicos, segundo o Sebrae, é atualmente a mais baixa entre as instituições do sistema financeiro. Embora 63% dos empresários de pequeno porte recorram a esses bancos para acessar o crédito, o percentual de sucesso das operações é de apenas 9%, tendo à frente os bancos privados (12%) e as cooperativas de crédito (31%).

Agora você se pergunta como pode contornar isso e ter mais chances de obter crédito? O primeiro passo e garantir estar preparado para a burocracia, pois um dos erros mais comuns é o cadastro junto ao banco e a elaboração do projeto em si, pois muitos dos empresários não sabe como preparar o material a ser entregue ao banco na hora do pedido.
A grande demanda de pedidos também tende a retardar o processo, além de antes de pedir qualquer credito, seja necessária uma completa avaliação das condições de pagamento e taxa de juros, pois a inadimplência nos seis meses anteriores à contratação pode impedir a concessão do crédito.

Portanto, a falta de assessoria e apoio constitui um sério obstáculo para o conhecimento e, consequentemente, para o acesso, muito mais do que a falta de garantias e comprovação de renda, que supostamente as microempresas não teriam em comparação com as empresas de médio e grande porte. Claro que existe outras questões, como a ausência de uma estrutura mais abrangente sobre politicas de inclusão social, uma rede de apoio para facilitar ao público-alvo na elaboração dos projetos e acesso à informação.

Hubb_cwk_blog

Com dúvidas sobre o assunto e procurando as melhores dicas para aumentar suas chances de conseguir o crédito? Pois você não pode perder a Palestra Online, com o Leo Padilha, gestor da Hubb Coworking, e o Remígio Neto, Analista Técnico do Sebrae/CE, sobre Acesso ao Crédito Orientado para MPES, que acontece, na terça-feira (30/06), a partir das 11horas no Teams.

Se escreva pelo link: https://bit.ly/3euAJch

COMPARTILHE:



COMENTE:

×
Hey! Se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações, é só chamar. 😉