Reflexões sobre o mercado em geral após a pandemia COVID-19.

Eis uma verdade dura e direta: se sua empresa não produz máscara, álcool e gel ou remédios, ela não existe mais do que jeito que existia antes da quarentena. E não é porque o seu negócio mudou, mas porque o mundo do lado de fora dele mudou, e bem depressa!

A Crise da pandemia do Coronavírus não acaba quando reabrirmos os negócios diante do fim da quarentena, pois quem vai querer correr o risco de se contaminar indo em um lugar cheio ou que tenha a lembrança de que a higiene não era um diferencial? Restaurantes, Cinemas e shows, que antes costumavam levar multidões, vão ser vistos com desconfiança por um tempo, não importa o tamanho do pote de álcool em gel que coloquem na porta. E se você acha que não, está na hora de começar a levar em consideração o “efeito preocupação” que tem mantido as pessoas dentro de casa. Ele não vai 100% embora pelo até alguém desenvolver uma vacina que funcione.

Uma coisa, porém, podemos ter certeza: o COVID-19 está alterando a forma como pensamos no trabalho. O isolamento forçado já começou a gerar novos hábitos e comportamentos, provocando revisões reais sobre a necessidade de alguns processos e estruturas arcaicas (ou nem tão velhas assim).

O jeito de consumir vai ser diferente, pessoas que antes não sabiam da existência de delivery descobriram, quem não confiava em aplicativo passou a fazer comprar de supermercado por ele, e por que ir à lotérica se dá para pagar online? Aqui você pode argumentar que isso já existia antes e as pessoas continuavam indo, mas antes ninguém precisou ficar em isolamento. E se nós humanos gostamos de algo, podemos citar conforto e facilidade, e o pagamento online proporciona as duas coisas.

Ok, mas até agora eu só li coisas que vão tornar a vida do meu negócio mais difícil, isso significa que devo ir e fechar as portas logo? Não. Porém, não a receita de bolo que funcione para todos, então você precisa reunir o time mais inteligente, inovador, criativo e responsável da sua empresa, as pessoas que junto a você fazem a empresar existir, e decidir como você vai participar nesse mundo pós-COVID-19. Contem com a equipe HUBB neste processo, estamos inteiramente à disposição para pensar juntos!

Receita de bolo não temos, mas podemos oferecer alguns tópicos importantes para você colocar sobre a mesa e pensar sobre:

Lidar com imprevisibilidade – A quarentena acaba amanhã? No próximo dia 15? Não sei. Se acostume com o não saber, porque se a crise provou algo, é que até os planos mais seguros podem ter de serem descartados rapidamente. Opte por um time que veja o que está acontecendo e que entenda os desafios e objetivos da empresa, eles terão mais capacidade de flexibilizar ações e reagir diante da imprevisibilidade.

Você pode fazer home office – Se aprendemos algo aqui, é como boa parte do trabalho que, dá para ser feito em casa. Se você nunca tinha pensando no home office como uma alternativa porque o seu negócio não é digital, aqui está a chance de testar e entender. A HUBB se apresenta como alternativa para endereço fiscal em Fortaleza, Ceará, para os que precisam ter este recurso e atuar como empresa, nos apresentamos a você como espaço físico de coworking, com mesas compartilhadas com alta frequência de limpeza de superfícies de contato, após a quarentena acabar, claro e também com solução de sala de reunião para encontros com pequenos grupos, desde que sejam com pessoas que não apresentem sintomas.

Hipercoveniência – De um lado as dificuldades, restrições, segurança e tempo envolvidos em deslocamentos, em especial nos grandes centros urbanos, que empurravam as pessoas para um comportamento demandante de maior conveniência, reduzindo especialmente o tempo e gerando facilidade e racionalidade. Do outro o crescimento abissal dos serviços de entregas, que vinham sendo estimulados pela compra de participação de mercado através de fortes investimentos em promoção e fidelização de consumidores.

Seja marcante agora – Sei que estamos falando do futuro próximo, mas este é ponto de partida. Passando deste momento mais agudo, permanecerão presentes os que foram solidários, e se fizeram presentes. As ações sensíveis aumentaram os ativos intangíveis da empresa, chamando mais atenção para a marca.

Estamos junto, como sempre e cada vez mais unidos! Contem com a Hubb Coworking também neste momento de reorganização.

COMPARTILHE:



COMENTE:

×
Hey! Se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações, é só chamar. 😉